#80 | Collocations para melhorar o seu inglês

É importante entender que cada idioma é único e não pode ser aprendido através de traduções diretas de um idioma para outro. Cada idioma tem suas características idiomáticas que são definidas por seus falantes e é aqui que a gente entra no que é conhecido em inglês como collocations – conceito essencial no processo de aquisição de um segundo idioma.

Mas o que é exatamente um collocation? Collocation é a combinação de palavras que costumam aparecer juntas com relativa frequência em determinado idioma.

Uma das grandes importâncias de se observar os collocations é que eles tornam o idioma mais natural e você não terá problemas para ser compreendido. Além disso, ter domínio sobre essa combinação de palavras torna o seu discurso no idioma alvo mais próximo de um falante nativo.

Algumas pessoas acabam tendo dificuldades no processo de aquisição porque querem racionalizar demais as estruturas, expressões idiomáticas e gramática, de modo que não permitem aceitar que cada idioma é único e as engrenagens de cada idioma têm encaixes diferentes.

NATURAL IN ENGLISHUNNATURAL IN ENGLISH
the fast trainthe quick train
a quick showera fast shower
make a mistakecommit a mistake
heavy rainstrong rain
make a decisiontake a decision
Collocations in English

É possível observar então que não existem regras, apesar de a gente tender a querer sempre criá-las. No entanto, é importante entender que collocations são abstratos, ou seja, não existe uma explicação lógica. A lista de possíveis combinações é infinita, o que acaba gerando frustrações para alguns estudantes, sobretudo ao atingir um determinado nível no idioma.

Como devo estudar os collocations?

  1. É fundamental que se distancie cada vez mais de traduções diretas do português para o inglês. Por exemplo, NAVEGAR NA INTERNET pode ser erroneamente traduzido literalmente como SAIL THE INTERNET, ao invés de SURF THE WEB.
  2. Ao aprender alguma expressão, escreva no seu caderno de glossário ou post-it um exemplo com o seu uso e não a tradução. Por exemplo, GET no sentido de ARRIVE. I got home late.
  3. Aprenda blocos de palavras (chunks of words): ONCE UPON A TIME; BY THE WAY. Até mesmo phrasal verbs fazem mais sentido de aprender se você entendê-los como blocos de palavras associando a exemplos específicos, como mencionado anteriormente: LOOK FORWARD TO – I’m looking forward to hearing from you.
  4. Aumente sua exposição através de leitura e listening (filmes, séries, vídeos e podcasts). Quanto maior exposição você tiver às mais diversas fontes, você terá maiores chances de entrar em contato com uma grande diversidade de collocations, além de poder percebê-las em contextos de uso real.
  5. Com o tempo, passe a observar se as suas construções em inglês não estão muito distantes do inglês mais natural falado por nativos e talvez mais próximo de traduções literais do português. Quanto maior exposição você tiver, mais fácil ficará percepção das diferenças entre os idiomas.
  6. Use dicionários on-line sempre que tiver alguma dúvida, não somente de significado, mas também de uso. Todo bom dicionário traz bons exemplos de uso.
  7. Descubra qual estratégia de aprendizado melhor funciona para você: ter um caderno com glossário? Manter um diário? Usar post-its?
  8. Não se desespere! É normal que a gente não soe tão natural nos níveis mais iniciais, mas à medida em que a gente se expõe mais ao idioma, as nossas habilidades de fala e escrita se tornam cada vez mais próximas do nativo uma vez que a gente se atente a essas questões que foram expostas anteriormente.

Online dictionaries:

https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
https://dictionary.cambridge.org/
https://www.collinsdictionary.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: